05 jun 17

A Importância do Figurino no Cinema

Moda

Buscando sempre trazer um conteúdo novo e cada vez mais completo aqui no blog, estou super feliz de avisar vocês que ás vezes teremos por aqui a contribuição do pessoal da Uppermag, para falar de cinema, moda e dicas de viagens! Afinal, são todos assuntos que adoramos por aqui! E para começar, a escolha foi um textinho contando um pouco para vocês sobre a importância do figurino no cinema!

O cinema é uma arte que depende de diversos fatores para sua realização. Gravar um filme é uma tarefa complexa, e por isso, profissionais de diversas áreas são contratados. Em um longa histórico, por exemplo, na elaboração do roteiro, o conhecimento de historiadores e professores é fundamental para a fidelidade da contexto que a obra pretende retratar.

maria-antonieta-figurino

Em um filme sobre boxe, por exemplo, a consulta com lutadores e treinadores deve ser feita para que o roteiro seja fiel àquela realidade.

menina-de-ouro

Porém, uma das áreas que se torna essencial em todos os filmes, independentemente de seu gênero, é a moda. Sem ela, não há filme histórico ou de esporte que represente de forma precisa um período, espaço ou ambiente.

Por esse motivo, em 1948, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, criou a categoria de melhor figurino, com o objetivo de premiar as produções com maior destaque em suas roupas e composições dos personagens.

A partir desse ano, o figurinista ganhou cada vez mais importância, se tornando peça fundamental da sétima arte. Através de seu trabalho, a composição dos atores em seus personagens se torna muito mais fácil e eficaz. As roupas dos personagens servem como precursores para uma melhor atuação. Claro que há todo um estudo sobre o personagem, mas as vestimentas, muitas vezes, colaboram para que o ator se sinta mais confortável com o papel.

Além dos personagens, o figurino é muito importante para contextualizar o público da época em que a história está sendo retratada. Não adianta nada ter um filme sobre a Idade Média em um cenário idêntico ao do contexto, mas as vestimentas não estiverem transmitindo a fidelidade das roupas que a população usava naquele período. Tudo tem que ser detalhado e similar para que não cause um estranhamento no público. Mas isso vale para qualquer filme, não só os que retratam outro século. Em filmes contemporâneos, por exemplo, o figurino se torna importante para demonstrar a personalidade do personagem.

O trabalho do figurinista é tão importante que ele é uma das peças fundamentais na construção das figuras retratadas. Além das roupas, ele deve levar em conta o perfil psicológico dos personagens, a estrutura física dos atores, o tipo de luz no cenário e o local das gravações. Tudo isso para melhorar a imersão do público na história que pretende ser contada.

Aproveitando, vale lembrar que o vencedor de melhor figurino no Oscar 2017 foi o do filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, assinado por Colleen Atwood, que já havia sido indicada outras 11 vezes e ganhou em 2003 com “Chicago”, em 2006 com “Memórias de Uma Gueixa e em 2010 por “Alice no País das Maravilhas”! 

figurinos-cinema-Colleen-Atwood

Ela arrasa ein?!

Gostaram? Espero que sim!

Fotos: Reprodução.

Ju Ramos
Comente pelo Facebook
0 Comentários
Deixe seu Comentário
*Não será divulgado